Curso de Ciências Biológicas

SOBRE O CURSO: 
O curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena e Formação do Biólogo, objetiva atender às Diretrizes Curriculares que estão sendo discutidas, analisadas e propostas pelo grupo de especialistas em Ciências Biológicas, nomeado pelo MEC/SeSu.

A proposta do curso garante ao futuro profissional, uma formação ampla e sólida, com adequada fundamentação teórica e prática incluindo o conhecimento da diversidade dos seres vivos e de suas relações com o ambiente em que vivem, bem como garante o domínio de conhecimentos pedagógicos necessários ao exercício competente da docência para jovens e adultos.

O curso de Ciências Biológicas  habilita ao Magistério de Ciências no Ensino Fundamental de 6º a 9º ano e Biologia no Ensino Médio e ainda na formação do Biólogo.
O Biólogo formado terá seu registro junto ao Conselho Regional de Biologia – CRBio 4ª Região e poderá atuar em quatro grandes áreas, EDUCAÇÃO, SAÚDE, MEIO AMBIENTE e BIOTECNOLOGIA e PRODUÇÃO sendo que essas áreas são subdivididas em várias outras, tornando assim uma das primeiras profissões do mercado hoje.
O futuro professor terá uma abordagem dos conhecimentos ligados à sua área, associados aos aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais, devido a sua responsabilidade na compreensão do conhecimento da área da Biologia e no significado das Ciências Biológicas para a transformação da sociedade e busca da melhoria da qualidade de vida da população.

Atividades Complementares:

As Atividades Complementares no curso de Ciências Biológicas compreendem ao conjunto de eventos oferecidos aos alunos de graduação e às ações educativas desenvolvidas para eles com a finalidade de aperfeiçoamento intelectual e técnico, em complemento às atividades curriculares, possibilitando assim a interdisciplinaridade no curso. Tais atividades são desenvolvidas em três níveis: ensino, pesquisa e extensão. Dentro desses níveis serão desenvolvidas atividades dentro e fora da instituição como: iniciação científica, aulas de campo, visitas técnicas, excursões para estudos, projetos na comunidade, cursos palestras dentro diversas outras.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Estágio Curricular Supervisionado:

O Estágio Supervisionado do Curso de Ciências Biológicas será oferecido a partir do início da 2ª metade do curso, conforme previsto na grade curricular, e terá a carga horária total de 400 horas de atividades realizadas nos campos de estágio, incluindo momentos de orientação em encontros presenciais, previstos no horário regular do curso.
A carga horária está distribuída na seguinte estrutura:
– Estágio Curricular Supervisionado I (5º período) = 100h – Escolas de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
– Estágio Curricular Supervisionado II (6º período) = 100h – Escolas de Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano.
– Estágio Curricular Supervisionado III (7º período) = 100h – Escolas de Ensino Médio do 1º ao 3º ano.
– Estágio Curricular Supervisionado IV (8º período) = 100h – Escolas de Ensino Médio do 1º ao 3º ano.
O Estágio Curricular Supervisionado, deverá garantir o amplo conhecimento da realidade escolar, concomitantemente à vivência de atividades inerentes ao trabalho específico do Professor, no âmbito da escola.

Prática Profissional:

A Prática Profissional do curso de Ciências Biológicas é Componente Curricular Obrigatório, vivenciado desde o início do curso até o final, e deve permear todas as áreas/disciplinas a fim de que seja garantido o seu caráter interdisciplinar, com carga horária total de 400h. Promover situações didáticas em que os alunos possam colocar em uso os conhecimentos que apreenderem ao mesmo tempo em que possam mobilizar outros, de diferentes naturezas e oriundos de diferentes experiências, em diferentes tempos e espaços curriculares para formação do Biólogo.

As atividades ligadas à Prática Profissional para formação do Biólogo estão divididas em duas modalidades:

I – Atividades vivenciadas na Instituição
II – Atividades de campo

Trabalho de Conclusão de Curso:
O TCC é componente curricular de caráter didático, científico e pedagógico da proposta do curso.

A obtenção do título de Licenciado em Ciências Biológicas e Biólogo, tem como requisito indispensável a elaboração, apresentação e defesa do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), submetido a julgamento e aprovação por uma banca examinadora, composta por três profissionais da área com no mínimo título de graduação, sendo o responsável para Coordenar a disciplina, um Professor.

A elaboração do TCC deverá ser realizada Individualmente, sob a orientação de um Profissional da área ou docente, com titulação mínima de graduação, com anuência do Professor da Disciplina.

A estrutura do TCC seguirá as Normas, contidas no Manual de Elaboração e Formatação TCC do CESUBE (disponível na Biblioteca) que Compreende os elementos Pré-Textuais, Textuais e Pós-Textuais, de acordo com a natureza do projeto. Com a apresentação de um banner.

Contribuindo assim para o desenvolvimento da capacidade cientifica, critica – reflexiva e criativa do acadêmico, articulando seu processo formativo.

Programas/Atividades desenvolvidas no curso:

Esclarecemos que os projetos e atividades abaixo relacionados são realizados fora da carga horária regular dos cursos, procurando assim integrar os componentes curriculares obrigatórios, o estágio curricular supervisionado e a Prática Profissional.

  • CircuitoBIO – palestras e cursos na área das Ciências Biológicas.
  • Na comunidade – palestras nas escolas – na área de orientação sexual.
  • Projeto Comunitário – escolas da comunidade com aulas de laboratório.
  • Projetos de Pesquisa em Campo – Brasília/DF, Ouro Preto/MG, Itu/SP, Museu de Mineralogia e Planetário – UFU/MG.
  • Projeto Educação e Gestão Ambiental – Parque Nacional Serra da Canastra/MG.

Parque Nacional Serra da Canastra/MG

  • Projeto Paisagístico.
  • Curso de Extensão em Ecologia.
  • Curso de Extensão em Gestão e Monitoramento Ambiental
  • Visita Técnica do curso de Ciências Biológicas, à propriedade rural, Fazenda Congonha, na Bacia do Rio Uberaba, a montante da Estação de Captação de Águas, para fins práticos da disciplina de Ecologia I (Ecologia Geral).
  • Revisão da Agenda 21 Ambiental, com os estudantes do 6º Período de Ciências Biológicas, como parte das atividades práticas da disciplina de Ecologia IV (O Homem e a Natureza).
  • Participação dos estudantes do 5º Período de Ciências Biológicas, na Operação Lixo na Rua, do Grupo Kurupyra, com os moradores do entorno da Rua Azevedo Costa (no bairro Boa Vista), como parte das atividades práticas, de educação ambiental, da disciplina de Ecologia III (O Homem e a Natureza), sobre resíduos sólidos urbanos.
  • Visita Técnica, com os estudantes do 7º Período de Ciências Biológicas, à Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), Vale Encantado, como parte das atividades práticas, da disciplina de Ecologia V (Gestão Ambiental).
  • Viagem de Estudos, ao município de Delfinópolis, Minas Gerais, com os estudantes do 7º Período de Ciências Biológicas, como parte das atividades práticas, da disciplina de Ecologia V (Gestão Ambiental).
  • Visita técnica a Fundação ZOO-BOTÂNICA – Belo Horizonte – MG
  • Visita técnica a Igreja Católica Residencial 2000 – Paróquia da Igreja Bairro de Lourdes
  • Visita Técnica aos viadutos Sobre a linha da FCA da Av. São Paulo e Av. Elias Cruvinel.
  • Visita técnica estradas de ferro – FCA
  • Vista a estação de captação, tratamento de água e de esgoto de Uberaba
  • Participação no projeto água viva
  • Projeto Social: Coração Solidário
  • Projeto de Enriquecimento ambiental – Zoológico Municipal Parque do Jacarandá
  • Projeto de Educação ambiental – Zoológico Municipal Parque do Jacarandá
  • Projeto de Revitalização do Minimuseu – Zoológico Municipal Parque do Jacarandá
  • Projeto de levantamento topográfico – Curso de engenharia – Zoológico Municipal Parque do Jacarandá.

Zoológico Municipal Parque do Jacarandá
• Projeto de Revitalização do Minimuseu – Zoológico Municipal Parque do Jacarandá

  • Projeto de levantamento topográfico – Curso de engenhgaria – Zoológico Municipal Parque do Jacarandá
  • Circuito de palestras integradas para os cursos de Engenharia Civil e Ciências Biológicas:

– Sustentabilidade nos serviços de recuperação de pavimentos;
– Gestão dos riscos de saúde, segurança e Meio Ambiente na construção pesada

VESTIBULAR 

MATRIZ CURRICULAR
DURAÇÃO E HABILITAÇÃO

Licenciatura

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Titulação: Licenciatura e Formação do Biólogo

Renovação de Reconhecimento: Portaria N° 477 de 22 de novembro de 2011

Coordenação: Ana Paula Sarreta Terra

 

Professores:

Dra. Ana Paula Sarreta Terra – http://lattes.cnpq.br/2414857159794020

Ms Camila Beatriz da Silva Melo – http://lattes.cnpq.br/9259506390612344

PORTARIAS

Telefones

Secretaria/Financeiro:
(34) 3311-9800
Atendimento Comercial:
(34) 3311-7400
Whatsapp Comercial:
(34) 98441-1186

Ouvidoria Institucional
Endereço
Rua Ronan Martins Marques, 487 - Bairro: Universitário CEP: 38050-600

Mais que educação, transformação social.

Ecossistema BRASÍLIA Educacional.

A Faculdade UniBRASÍLIA Uberaba utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Com esta autorização estamos aptos para coletar tais informações e utilizá-las para tais finalidades. Você pode consultar nossa política de privacidade e política de cookies.