Curso de Educação Física

SOBRE O CURSO:

O curso de Educação Física se propõe a formar o professor de Educação Física que, para exercer suas atividades na área, integre as dimensões políticas e profissionais constantes de sua formação acadêmica, assim como a competência técnica e habilidades necessárias à elaboração, execução e avaliação, de programas de atividades adequadas aos vários segmentos do ensino formal.

O projeto pedagógico propõe um perfil de professor de Educação Física que se adeque ao Parecer N.CNE/CES 0058/2004 que preconiza as seguintes características do graduado em Educação Física.

O Curso de graduação em Educação Física deverá assegurar uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

Ainda segundo este mesmo Parecer, o perfil do graduado deverá apresentar condições para que sua atuação na sociedade seja ampla e dê continuidade à sua postura de educador, postura esta que transcenda a sala de aula.

DIFERENCIAIS DO CURSO

O curso de Educação Física oferecido busca trabalhar com práticas pedagógicas que contribuam na construção, pelos seus alunos, dos seus projetos de vida e do projeto social e cultural da coletividade, buscando atender a diferentes pessoas e situações e às constantes transformações sociais.

– Professores qualificados com alto índice de mestres e doutores no curso.
– Relacionamento próximo com o Coordenador do Curso e Direção da faculdade.
– Atividades extras classe para que o aluno tenha vivências com a comunidade
-Supervisão de Estágio
-Promoção e incentivo à atividades complementares durante o curso
– Convênios com SECRETARIA DE ESPORTES E EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE UBERABA—PROETE., SEGUNDO TEMPO. ( projetos esportivos )
–Laboratório de Informática
-Participação em viagens técnicas e visitas em instituições que trabalham com portadores de necessidades especiais ( APAE, ADEFU, ESCOLA DULCE DE OLIVEIRA, INSTITUTO DE CEGOS BRASIL CENTRAL )
–Plano de Seguro de pagamento na própria instituição com condições diferenciadas e sem burocracia.
-Alunos com alto índice de empregabilidade já no início do curso
-Participação em eventos, seminários e palestras promovidas pela FECTM ( Feira do Rolo, Corridas, Jornada Acadêmica, Festival de Curtas Internacional )
– Atividades sociais na comunidade
– Atividades de extensão, aulas de dança em vário estilos.

OUTRAS INFORMAÇÕES

PERFIL DO PROFISSIONAL:

Professor de Educação Física irá atuar no Ensino Fundamental e Médio, visualizando um profissional cuja prática seja realizada de forma segura e integrada as outras dimensões educativas, dentro de elevado padrão de qualidade e dos princípios da ética, tendo em conta a responsabilidade da atenção à saúde dos educandos, bem ao caráter preventivo da Educação Física nas escolas.

O professor de Educação Física deverá estar apto a conquistar um espaço na comunidade escolar, através da conscientização do valor da Educação Física enquanto teoria e prática do movimento humano intencional e consciente, em suas dimensões biológica, comportamental, sociocultural e corporeidade.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

A  formação do professor de Educação Física estará centrada no desenvolvimento de competências profissionais englobando tanto aquelas voltadas para a formação comum de professores para Educação Básica, quanto às específicas dessa área do conhecimento humano.

Tais competências, em atendimento às Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior/MEC.

MATRIZ CURRICULAR
DURAÇÃO E HABILITAÇÃO

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Titulação: LICENCIATURA

Reconhecimento: GOV/MG. Decreto de 14 de Setembro de 2007. Publicado no Dou em 15/09/2007. p.5.

Matriz Curricular:

Organização Curricular para alunos matriculados a partir de 2017.

Denominação

Whatsapp Comercial:

Ouvidoria Institucional
Rua Ronan Martins Marques, 487 - Bairro: Universitário CEP: 38050-600

Mais que educação, transformação social.

Ecossistema BRASÍLIA Educacional.