Educação Física

Titulação: LICENCIATURA
Reconhecimento: GOV/MG. Decreto de 14 de Setembro de 2007. Publicado no Dou em 15/09/2007. p.5.
Diretora: Profª. Ms. Giovanna Alexia Meireles
Coordenação: Profª. Ms. Elmira Alves Silva

SOBRE O CURSO:
O curso de Educação Física se propõe a formar o professor de Educação Física que, para exercer suas atividades na área, integre as dimensões políticas e profissionais constantes de sua formação acadêmica, assim como a competência técnica e habilidades necessárias à elaboração, execução e avaliação, de programas de atividades adequadas aos vários segmentos do ensino formal.

O projeto pedagógico propõe um perfil de professor de Educação Física que se adeque ao Parecer N.CNE/CES 0058/2004 que preconiza as seguintes características do graduado em Educação Física.

O Curso de graduação em Educação Física deverá assegurar uma formação acadêmico-profissional generalista, humanista e crítica, qualificadora de uma intervenção fundamentada no rigor científico, na reflexão filosófica e na conduta ética.

Ainda segundo este mesmo Parecer, o perfil do graduado deverá apresentar condições para que sua atuação na sociedade seja ampla e dê continuidade à sua postura de educador, postura esta que transcenda a sala de aula.

Matriz Curricular:
ORGANIZAÇÃO CURRICULAR para alunos matriculados a partir de 2014 2o. semestre

Professores: Clique aqui

  • O curso de Educação Física oferecido pelo CESUBE busca trabalhar com práticas pedagógicas que contribuam na construção, pelos seus alunos, dos seus projetos de vida e do projeto social e cultural da coletividade, buscando atender a diferentes pessoas e situações e às constantes transformações sociais.

    – Professores qualificados com alto índice de mestres e doutores no curso.
    – Relacionamento próximo com o Coordenador do Curso e Direção da faculdade.
    – Atividades extras classe para que o aluno tenha vivências com a comunidade
    -Supervisão de Estágio
    -Promoção e incentivo à atividades complementares durante o curso
    – Convênios com SECRETARIA DE ESPORTES E EDUCAÇÃO DA PREFEITURA DE UBERABA—PROETE., SEGUNDO TEMPO. ( projetos esportivos )
    –Laboratório de Informática
    -Participação em viagens técnicas e visitas em instituições que trabalham com portadores de necessidades especiais ( APAE, ADEFU, ESCOLA DULCE DE OLIVEIRA, INSTITUTO DE CEGOS BRASIL CENTRAL )
    –Plano de Seguro de pagamento na própria instituição com condições diferenciadas e sem burocracia.
    -Alunos com alto índice de empregabilidade já no início do curso
    -Participação em eventos, seminários e palestras promovidas pela FECTM ( Feira do Rolo, Corridas, Jornada Acadêmica, Festival de Curtas Internacional )
    – Atividades sociais na comunidade
    – Atividades de extensão, aulas de dança em vário estilos.

  • Professor de Educação Física irá atuar no Ensino Fundamental e Médio, visualizando um profissional cuja prática seja realizada de forma segura e integrada as outras dimensões educativas, dentro de elevado padrão de qualidade e dos princípios da ética, tendo em conta a responsabilidade da atenção à saúde dos educandos, bem ao caráter preventivo da Educação Física nas escolas.

    O professor de Educação Física deverá estar apto a conquistar um espaço na comunidade escolar, através da conscientização do valor da Educação Física enquanto teoria e prática do movimento humano intencional e consciente, em suas dimensões biológica, comportamental, sociocultural e corporeidade.

  • A formação do professor de Educação Física estará centrada no desenvolvimento de competências profissionais englobando tanto aquelas voltadas para a formação comum de professores para Educação Básica, quanto às específicas dessa área do conhecimento humano.
    Tais competências, em atendimento às Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica em Cursos de Nível Superior/MEC.
    • a formação de valores estéticos, político e éticos;
    • a compreensão do papel social da escola;
    • o domínio dos conteúdos específicos a serem trabalhados de forma interdisciplinar na educação básica, de acordo com a LDBEN e as Diretrizes Curriculares Nacionais;
    • ao conhecimento dos processos de investigação, tendo em vista o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
    • gerenciamento do próprio desenvolvimento profissional.

  • O egresso do Curso de Educação Física do Cesube estará apto a atuar na na Educação Física Escolar: educação infantil, ensino fundamental e médio. Nas aulas de Educação Física o professor desenvolve os conteúdos da cultura corporal como o esporte, a ginástica, lutas, dança e jogos.

    Grande parte dos nossos egressos do curso de Educação Física do Cesube já estão trabalhando na área, bem com já passaram em concursos do Estado e Município, SESC, isto tem demonstrado a competência e compromisso da instituição na formação de seus alunos.

  • Totalizando 200 horas a serem cumpridas ao longo do curso, tem caráter obrigatório e a finalidade, enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, complementando a formação social, humana e profissional, por meio de atividades de cunho comunitário, de assistência acadêmica, de iniciação científica e tecnológica, esportivas e culturais, além de intercâmbios com instituições congêneres.

  • Estágio: Clique aqui
    Totaliza 400 horas, que devem ser cumpridas a partir do 4º período do curso. O Estágio Curricular Obrigatório é um dos componentes curriculares obrigatórios dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade a complementação do ensino e da aprendizagem, adaptando psicológica e social do estudante à sua futura atividade profissional, treinamento do estudante para facilitar sua futura absorção pelo mercado de trabalho e orientação do estudante na escolha de sua especial

  • O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas/unidades curriculares dos currículos dos cursos de Graduação do CESUBE e tem como objetivos: Desenvolver a capacidade de aplicação dos conceitos e teorias adquiridas durante o curso de forma integrada, por meio da execução de um projeto de pesquisa; desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; estimular o espírito empreendedor, por meio da execução de projetos que levem ao desenvolvimento de produtos e à soluções de problemas, os quais possam ser patenteados e/ou comercializados; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a construção do conhecimento coletivo; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.

    Local: Rua Ronan Martins Marques, 487; Universitário – Uberaba/MG
    Turno: Matutino
    Vagas Semestrais: 40 vagas
    Duração do Curso: 4 anos (Oito Semestres)
    Carga Horária do Curso: 3200 horas