Curso de Engenharia Civil

SOBRE O CURSO:


A Engenharia Civil é responsável pela idealização de obras e o maior gerador de empregos no país, estando a profissão em constante crescimento.

Nesse contexto, o Curso de Engenharia Civil tem por objetivo formar profissionais capazes de resolver problemas e atuar no mercado de trabalho na administração do processo construtivo. Estas características devem fazer do Engenheiro Civil um profissional de visão sistêmica, com capacitações desenvolvidas entre os limites do desenvolvimento e da operação dos sistemas de produção. Esta perspectiva de formação faz com que este profissional possa adaptar-se às mudanças nos contextos sociais, econômicos e tecnológicos, pelos quais passa a sociedade na atualidade.

O curso de Engenharia Civil tem conceito elevado no mercado de trabalho. Ao sair da graduação, o profissional encontra hoje ótimas oportunidades de trabalho.

Atividades que podem ser desenvolvidas pelo profissional formado em Engenharia Civil:

• Vistoria, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico;
• Planejamento, elaboração de orçamentos e cronogramas;
• Atuação na análise e experimentação;
• Execução de projetos;
• Padronização, mensuração e controle de qualidade;
• Execução e fiscalização de obras e serviços técnicos;
• Condução de equipe de instalação, montagem, operação, reparo ou manutenção;
• Atuação no ensino, desde que atenda as exigências da Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDBE.

O egresso do Curso de Engenharia Civil receberá o Título Profissional de ENGENHEIRO CIVIL, tendo direito ao registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia – CREA.

O curso conta com um quadro de professores qualificados e com vivência profissional de mercado. Isso cria um grande diferencial para o curso, pois enriquece os conteúdos teóricos estudados em sala de aula e amplia as possibilidades da vivência de situações práticas. Além disso, nossa metodologia de ensino se baseia não apenas em estudos presenciais, mas também por meio de atividades de Estudos de Campo, que são atividades enriquecedoras dos conteúdos ministrados em sala de aula.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Atividades Complementares:

O objetivo das atividades complementares é diversificar e enriquecer a formação do estudante com atividades e situações inerentes à profissão, bem como a vivência de situações reais que contribuam para seu crescimento pessoal e profissional, permitindo o desenvolvimento de competências e habilidades que venham a enriquecer sua formação técnica e humanística.

Estágio Curricular Supervisionado:

 

O Estágio Curricular Obrigatório constitui um momento de aquisição e aprimoramento de conhecimentos e de habilidades essenciais ao exercício profissional, que tem como função integrar teoria e prática. Trata-se de uma experiência com dimensões formadora e sócio-política, que proporciona ao estudante a participação em situações reais de vida e de trabalho, consolida a sua profissionalização e explora as competências básicas indispensáveis para uma formação profissional ética e co-responsável pelo desenvolvimento humano e pela melhoria da qualidade de vida.

A carga horaria está distribuída na seguinte estrutura:

– Estagio Supervisionado I (9º período) – 150h :  o aluno deverá estagiar em obras de construção civil, nas quais ele possa vivenciar e relatar as cinco etapas da obra, sendo elas: fundação, alvenaria, lajes, cobertura e acabamentos. A obra deverá ter um engenheiro civil ou arquiteto responsável técnico.

– Estagio Supervisionado II (10º período) – 150h : o aluno deverá estagiar em escritórios de engenharia civil, nos quais ele possa vivenciar, desenvolver e relatar a elaboração de projetos complementares (elétrico, estrutural, hidrossanitario e de cobertura), seguido do acompanhamento da execução dos referidos projetos. As visitas de estagiário ã obra deverão ser acompanhadas por um engenheiro civil ou arquiteto responsável técnico.

 

Trabalho de Conclusão de Curso:

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do Curso de Engenharia Civil é uma atividade obrigatória, constituída por disciplinas curriculares do curso de Graduação do CESUBE, que tem por finalidade principal fazer com que os alunos analisem de forma mais abrangente o que foi aprendido durante o curso.

No TCC os alunos desenvolvem um Projeto Arquitetônico e os projetos complementares, seguindo as premissas do seu orientador. Através da apresentação para uma banca avaliadora, o aluno, além de aprimorar seus conhecimentos técnicos, desenvolve senso crítico e se reconhece como profissional da área.

 

Programas/Atividades desenvolvidas no curso:

 

Esclarecemos que os projetos e atividades abaixo relacionados são realizados fora da carga horária regular dos cursos, procurando assim integrar os componentes curriculares obrigatórios.

* Visita a Estação de Tratamento de Água e Uberaba- ETA;

* Visita Técnica – Valor Logística Integrada VLI – Uberaba;

* Visita Técnica – Aeroporto de Uberaba

* Circuito de palestras integradas para os cursos de Engenharia Civil e Ciências Biológicas:

– Sustentabilidade nos serviços de recuperação de pavimentos;
– Gestão dos riscos de saúde, segurança e Meio Ambiente na construção pesada.

 

* Curso de Extensão: Elaboração de Planilhas com o Microsoft Excel.

* Curso de Extensão: Elaboração de documentos técnicos baseados na ABNT com o

MS-Word.

* Visita a Feira Feicon – Feira de exposição e lançamentos com expositores dos macrossetores de instalações, acabamentos, externos e estruturas dos setores da construção civil e arquitetura.

VESTIBULAR 

MATRIZ CURRICULAR
DURAÇÃO E HABILITAÇÃO

Bacharelado
10 Semestres

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Titulação: Bacharelado

Renovação de Reconhecimento: Decreto GOV/MG, 15 de fevereiro de 2007.

Coordenação: Viviane Beatriz do Nascimento

Professores:

Aline de Freitas Silva – http://lattes.cnpq.br/4959540672248195

Gean Carlos Ferreira Borges – http://lattes.cnpq.br/6099753524841791

Gustavo Oliveira Cruvinel – http://lattes.cnpq.br/6844868771010776

Guilherme Santos Souza – http://lattes.cnpq.br/8358528670263131

Jose Carlos Pereira Junior – http://lattes.cnpq.br/1557465184702063

Leandro Rosa Dias – http://lattes.cnpq.br/0032875942278546

Mayara Aparecida dos Santos Brandolis – http://lattes.cnpq.br/5315625437338164

Maykon Williann Mota – http://lattes.cnpq.br/3699721303790830

Victor Ramos Padilha –  http://lattes.cnpq.br/2235019275944627

Viviane Beatriz do Nascimento – http://lattes.cnpq.br/6581372296566167

PORTARIAS

Telefones

Secretaria/Financeiro:
(34) 3311-9800
Atendimento Comercial:
(34) 3311-7400
Whatsapp Comercial:
(34) 98441-1186

Ouvidoria Institucional
Endereço
Rua Ronan Martins Marques, 487 - Bairro: Universitário CEP: 38050-600

Mais que educação, transformação social.

Ecossistema BRASÍLIA Educacional.

A Faculdade UniBRASÍLIA Uberaba utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Com esta autorização estamos aptos para coletar tais informações e utilizá-las para tais finalidades. Você pode consultar nossa política de privacidade e política de cookies.