Pedagogia

Titulação: Licenciatura 
Reconhecimento: Reconhecimento: Decreto Estadual nº 42.179 de 20/12/2001. Dou de 21/12/2001. 
Diretora: Prof. Ma. Giovanna Alexia Meireles 
Coordenação: Prof. Ma. Eliana Freitas Silva 

SOBRE O CURSO: 
O CESUBE tem em suas características fundantes um elemento diferenciador perante as demais instituições Educacionais criado com o objetivo de proporcionar ensino de qualidade a um público alijado da oferta de ensino, pelo preparo necessário requerido para o ingresso no mercado educacional em instituições federais, estaduais, municipais e particulares. O curso de Pedagogia desta Instituição procura preencher esse hiato frente ao público que deseja qualificar – se.

A instituição diante desta realidade atual preocupa-se com um Pedagogo preparado, para intervir nas diferentes situações apresentadas pela realidade educacional brasileira. Para isso, necessita de sólida formação teórica e preparo específico para a intervenção prática, tendo por pressuposto que a condição de professor constitui sua identidade básica, à qual se agrega a de profissional preparado para atuar na política e na administração educacionais, conforme propõe a LDB 9394/96, artigo 64.

O curso visa a reunir teoria e prática, pois compreende que o “alto nível” em educação se alcança pela articulação entre estas dimensões. A presença de disciplinas que preparam os alunos para experiências investigativas relaciona-se com a intenção de formar um profissional autônomo e crítico, capaz de analisar a realidade e buscar soluções em seu campo de trabalho, enfrentando os grandes desafios da educação brasileira.

A formação do Pedagogo do CESUBE prepara o discente para atuar na docência em Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos, nos anos iniciais, no apoio pedagógico em espaços escolares e não-escolares e à realização de pesquisas que dê apoio a essas práticas educativas .
O curso de Pedagogia desta instituição possibilita a formação de profissionais habilitados e capacitados a tratar as questões relativas à educação, em suas várias dimensões da docência, as quais possam caminhar autonomamente para seu próprio aperfeiçoamento, com uma base de conhecimentos sólidos e atualizados.

Para que se possibilite buscar a formação profissional, o curso conta com um quadro de professores qualificados e com vivência profissional de mercado, ou seja, conhecem e vivenciam a prática no dia-a-dia. Isso cria um grande diferencial para o curso, pois enriquece os conteúdos teóricos estudados em sala de aula e amplia as possibilidades da vivência de situações práticas. Além disso, nossa metodologia de ensino baseia-se não apenas em estudos presenciais, mas também por meio de atividades de Estudos de Campo, que são atividades enriquecedoras dos conteúdos ministrados em sala de aula.

Os cursos oferecidos pelo CESUBE buscam trabalhar com práticas pedagógicas que contribuam na construção, pelos seus alunos, dos seus projetos de vida e do projeto social e cultural da coletividade, buscando atender a diferentes pessoas e situações e às constantes transformações sociais.

Matriz Curricular:
20142 Clique aqui 

Professores: Clique aqui

Local: Rua Ronan Martins Marques, 487; Universitário – Uberaba/MG
Turno: Noturno
Vagas Semestrais: 40 vagas
Duração do Curso: 4 anos (8 Semestres)

  • São atividades de aprendizagem sociais, profissionais e culturais, exercidas em instituições públicas e/ou privadas, sob supervisão indireta dos docentes desta Instituição, através da disciplina de Pesquisa da Prática Pedagógica, conforme art.12 da Resolução do CNE/CP nº2/02 e Resolução 2 de 2015 Artigo 13. Possibilitando ao aluno adquirir uma postura profissional coerente com a realidade por meio das experiências vivenciadas e possibilitando o desenvolvimento de habilidades técnico científicas, visando um profissional competente.

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  • O Estágio Curricular Obrigatório é um dos componentes curriculares obrigatórios dos Cursos Superiores de Graduação e tem por finalidade proporcionar experiência laboral ao estagiário e prepará-lo para que se possa desenvolver no setor de atividade associado à sua futura profissão.
    Citando Roerch (1999), Tracz e Dias (2006 p. 1) “o estágio é uma chance que o acadêmico tem para aprofundar conhecimentos e habilidades nas áreas de interesse do aluno”. Não só isto, é no momento do estágio que o acadêmico vê realmente como é a realidade cotidiana e a complexidade da sua futura área profissional.

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  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como uma de suas especificidades demonstrar, por meio do estudo científico, o conteúdo do que foi assimilado durante o período de graduação do aluno.
    Através de um tema bem estabelecido e centrado no campo de abrangência da carreira escolhida, o TCC consiste numa prática de aprofundamento, investigação, incursão em bibliografias criteriosamente selecionadas, apontamento de diretrizes e conclusões próprias, tendo como embasamento o conhecimento figurante na contemporaneidade acerca da temática eleita.
    O TCC tem como objetivo desenvolver a capacidade de planejamento e disciplina para resolver problemas dentro das diversas áreas de formação; despertar o interesse pela pesquisa como meio para a resolução de problemas; intensificar a extensão universitária, por intermédio da resolução de problemas existentes nos diversos setores da sociedade; estimular a interdisciplinaridade; estimular a inovação tecnológica; estimular o espírito crítico e reflexivo no meio social onde está inserido, e estimular a formação continuada.

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